Lisboa vai poupar com LED em todos os semáforos

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) prepara-se para substituir as mais de 20.000 lâmpadas incandescentes de semáforos que ainda existem na cidade por óticas LED. A troca, que vai ser feita em aproximadamente 8.500 semáforos, vai ser iniciada nos próximos dois meses e deverá estar finalizada até Julho deste ano.


Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a CML revela que, segundo a proposta apresentada pelo vereador da Estrutura Verde e Energia, José Sá Fernandes, esta mudança vai traduzir-se, desde já, numa poupança de mais de 90% na energia consumida pelas lâmpadas, uma vez que cada lâmpada incandescente, que consome 100W, será trocada por uma ótica LED que irá consumir cerca de 8,3W.

Em termos financeiros, adianta a CML, os 1,1 milhões de euros gastos, anualmente, com energia nos semáforos (correspondentes a 8,5 milhões de kWh/ano) vão ser reduzidos em 160 mil euros por ano nos primeiros dois anos e em mais de 800 mil euros nos anos seguintes.

"No total, a fatura do município com a energia consumida pelas óticas LED a partir de 2017 será de 75 mil euros por ano", estima a autarquia, que acrescenta que "o investimento será amortizado em dois anos através da poupança gerada pela substituição de lâmpadas".

Esta ação insere-se na Estratégia de Eficiência Energética da Câmara de Lisboa, desenvolvida pelo município e pela Agência de Energia e Ambiente Lisboa E-Nova.

Retirado de: www.boasnoticias.pt