Município de Esposende Investe 384 mil euros para garantir eficiência energética

ESPOSENDE – No âmbito do projeto candidatado ao POVT (Programa Operacional Temático Valorização do Território), “Mais Eficiência Energética na Iluminação Pública do Cávado”, o Município de Esposende irá, até ao final do ano, substituir cerca de 1330 luminárias da rede de iluminação pública, num processo que representa um investimento global de aproximadamente 384 mil euros.



Todas a freguesias do concelho serão beneficiadas com este projeto, prevendo-se que 70% dos novos equipamentos sejam de tecnologia LED. A escolha dos locais que integram a candidatura teve em consideração a existência, em ambiente rural e urbano, de luminárias abertas e com rendimento muito deficitário, bem como de luminárias degradadas ou equipadas com lâmpadas de mercúrio e de vapor de sódio de alta pressão de 150 e 250W. Nestes casos, irá efetuar-se a substituição por luminárias mais eficientes, equipadas com lâmpada vapor de sódio de alta pressão de 100W, melhorando a relação eficiência/consumos energéticos.

Tendo consciência da importância da existência de iluminação pública que garanta elevados níveis de segurança e de circulação da população, o Município de Esposende pretende alcançar um compromisso entre os níveis de iluminação necessários e o máximo de poupança, mantendo a iluminação pública como um fator de progresso, inovação, modernidade e sustentabilidade.

Este projeto, que envolve os demais municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), foi coordenado pela Agência de Energia do Cávado e insere-se no contexto de todo um vasto conjunto de ações que a Câmara Municipal de Esposende e a Esposende Ambiente têm vindo a desenvolver visando a melhoria da gestão energética, nomeadamente ao nível da iluminação pública, dos edifícios municipais, da frota automóvel e, ainda, no âmbito da sensibilização e informação.

Retirado de: www.local.pt