10 Maneiras para reduzir o consumo de eletricidade

Sabia que os aparelhos são responsáveis ​​por mais de 56% do consumo de energia elétrica da casa? Apenas o frigorífico responde por 19% da conta de eletricidade.

Confira aqui 10 hábitos para economizar energia!

1. Mude suas lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED
Mesmo se considerar o investimento inicial, esse tipo de lâmpada consome 4 vezes menos do que lâmpadas tradicionais. Substituir as lâmpadas da sua casa por LED é uma maneira inteligente de economizar em algo que usa diariamente.

2. Não abuse do forno
Embora pareça óbvio, há muitas pessoas que continuam a usar o forno para tudo. É muito melhor usar o micro-ondas, por exemplo, para aquecer coisas e deixar o forno para o estritamente necessário.

3. Na cozinha elétrica
Não use panelas ou frigideiras menores que os queimadores da placa vitrocerâmica. Se for ferver algo, use tampas para que o produto seja fervido mais rápido. Desligue os queimadores antes de terminar completamente a preparação dos alimentos e aproveite o calor que permanece depois de apagar o queimador para os toques finais.

4. Você vai comprar um novo aparelho?
Adquira aqueles que têm alta eficiência energética: classes A, A +, A ++ ou A +++. Embora sejam mais caros, a verdade é que - a longo prazo - eles ajudam você a economizar muito!

5. Não abra o frigorífico a toda a hora!
Pense antes de abrir o frigorífico. Realize uma manutenção adequada do dispositivo. Deixe espaço suficiente entre o motor e a parede e evite que ele acumule gelo. Tente não colocar alimentos quentes no frigorífico.

6. Use as máquinas de lavar roupa e loiça em horários de menor demanda elétrica
As horas de menor demanda são ao amanhecer, enquanto os picos mais altos da demanda são por volta das dez horas da noite. E não faça isso até que tenha as cargas completas.

7. Lave a roupa com água fria
O consumo de água quente na casa representa aproximadamente 20% da factura de energia. Um monte de roupas com água quente é igual a 200 chuveiros. Muito! Por outro lado, a limpeza e a manutenção dos dispositivos são extremamente importantes. Use descalcificadores e limpe o filtro de impurezas para obter uma lavagem mais econômica.

8. Desligue a luz enquanto vê TV
Aqui vem uma questão de gosto, já que muitas pessoas gostam de ver a televisão com luz, mas, se aplicar essa dica, economizará em sua factura de energia.

9. Use chuveiros ecológicos
Há chuveiros que nos ajudam a obter uma maior redistribuição de água, como o chuveiro Zen e o chuveiro LED, que vêm com redutores de caudal integrados, mas com a mesma eficiência. Desta forma, a água é mais bem distribuída para sua higiene pessoal. Chuveiros mais eficientes significam menor tempo no banho e menor consumo de energia.

10. Escolha corretamente o pacote contratado
Às vezes, contratamos muito mais do que precisamos. É essencial ajustar o pacote contratado às nossas necessidades reais e, assim, evitar pagar por kW que não vamos usar. Como podemos verificá-lo? O pacote dependerá tanto do tipo quanto da quantidade de aparelhos que temos em casa. Podemos calcular a despesa com medidores de potência.

Estas são as dicas de poupança que lhe trouxemos hoje. Acompanhe a Curiosidades & Dicas nas redes sociais FacebookInstagram e YouTube. Conheça também a Dicas de Poupança, a nossa loja-online.

Fonte: Novomir500. Tradução e adaptação: Curiosidades & Dicas, Lda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E se, em vez de aquecer toda a casa, aquecermos apenas o espaço onde estamos?

Água de Viana é a primeira com certificação por segurança alimentar